suco-para-intensificar-o-bronzeado

Ingredientes

  • Mamão (01 fatia pequena)
  • Cenoura crua (½ unidade)
  • Laranja (01 unidade)
  • Água (01 copo/200 ml)

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador.

Informação nutricional

O mamão e a cenoura são fontes de betacaroteno,antioxidante que estimula a produção de melanina que dará pigmentação à pele.
A laranja é fonte de vitamina C, antioxidante que protege a pele dos radicais livres, causador do envelhecimento precoce.
Observação: O suco deve ser consumido diariamente para obter um bom resultado.

Por: Neuza Cavalcanti

porque-o-estresse-cronico-engorda

O estresse causa aumento do cortisol (hormônio do estresse) levando ao aumento da fome, insônia, fadiga, irritação, etc.
No estresse o cérebro se comporta como se um perigo estivesse prestes a acontecer e comanda a liberação do cortisol que prepara o corpo para lutar ou fugir, para isso é necessário energia extra, fazendo com que aumente muito a vontade de comer alimentos altamente calóricos, como o doce e a gordura, levando ao ganho de peso.
O estresse diminui serotonina, que eleva a vontade de comer doce. O doce causa pico de açúcar no sangue, pico de insulina e conseqüentemente aumento de gordura abdominal.
A gordura abdominal produz substâncias inflamatórias que causam o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, etc.
O estresse também enfraquece o sistema imunológico, predispondo o organismo às infecções.
Além do estresse ambiental, outros fatores que aumentam o cortisol são:

  • Excesso de bebida alcoólica
  • Jejum prolongado
  • Dieta da proteína. A quantidade exagerada de proteína eleva o nível de cortisol

Dicas para reduzir os efeitos negativos do cortisol

  • Atividade física regular
  • Não pular refeição
  • Alimentação balanceada (proteína magra, carboidrato integral, boas gorduras, verduras, legumes e frutas) em quantidade moderada
Por: Neuza Cavalcanti

emagrecimento-saudavel

  • Fazer reeducação alimentar, ou seja, aprender a comer com qualidade e na quantidade adequada
  • Fracionar as refeições em 5 a 6 vezes ao dia e de 3 em 3 horas
  • Nunca pular refeição, quando o jejum é prolongado o organismo libera menos leptina (hormônio da saciedade) e mais grelina (hormônio da fome)
  • Comer devagar, pois o cérebro leva 20 minutos para perceber a saciedade. Estudos mostram que comer rápido come-se 40% mais
  • Trocar carboidratos refinados por integrais
  • Escolher proteínas magras (peixe, frango, carne magra, leite desnatado, queijo branco, etc.) e gorduras monoinsaturadas (castanha de caju, castanha do Pará, amêndoa, nozes, azeite de oliva, abacate, etc.) e gorduras poli-insaturadas (salmão, sardinha, atum, linhaça, chia, etc.)
  • Trocar a fritura por assado, cozido ou grelhado
  • Frutas, verduras e legumes devem fazer parte do plano alimentar diário
  • Não ter em casa os alimentos que despertam o comer compulsivo
  • Planejar sempre o que vai comer
  • Beber 6 a 8 copos de água ao dia
  • Não ser sedentário
Por: Neuza Cavalcanti

dicas-para-nao-engordar-nas-confraternizacoes

  • Para compensar o consumo de calorias extras, fazer todas as refeições do dia com itens mais magros
  • Não vá para confraternização de estômago vazio, faça uma refeição leve antes
  • Não comer exageradamente. Comer o que mais gosta sem precisar repetir o prato
  • Montar o prato com a comida de sua preferência, evite experimentar tudo
  • Fazer alguma atividade física nesse dia
  • Não repita a sobremesa
  • Prefira os assados. E quando comer uma fritura, pegue um pedaço menor, pois aumenta em até 3 vezes o seu valor calórico
  • Não permaneça na mesa após comer, pois evita o impulso de comer mais
  • Beber bebida alcoólica sem exagero, uma boa solução é alternar com água. Bebe-se menos, e fica hidratado, evitando assim ressaca no dia seguinte
Por: Neuza Cavalcanti

dicas-para-emagrecer

  • Não fazer dieta restritiva, pois a chance de desistir é muito grande, ficará sem energia e com desânimo
  • Não ter alimento irresistível em casa
  • Nunca pular o café da manhã
  • Lembrar que o alimento mesmo saudável em grande quantidade engorda
  • Não repetir o prato
  • Não desanimar se extrapolar em algum momento, o importante é no dia seguinte retomar a dieta
  • Não ficar muitas horas sem comer, porque então terá muita fome e assim irá exagerar na próxima refeição
  • Não comer por impulso, planejar o que vai comer ajuda a fazer escolhas saudáveis
  • Mastigar bem os alimentos e comer devagar para dar tempo ao cérebro perceber a saciedade
  • Para emagrecer e não engordar novamente, a única receita infalível é a mudança de hábito (reeducação alimentar e atividade física regular)
Por: Neuza Cavalcanti

dicas-que-previnem-doenças-cardiovasculares

  • Consumir diariamente verduras, legumes e frutas de cores variadas. Esses pigmentos são potentes antioxidantes, que combatem os radicais livres que causam varias doenças crônicas, entre elas as cardiovasculares
  • As hortaliças e frutas também têm flavonoides que impedem a oxidação do LDL (colesterol ruim) nas artérias e conseqüentemente a formação de placas de gorduras
  • Consumir no mínimo 02 vezes por semana peixes (salmão, sardinha, atum, etc.) que são fontes de ômega – 3 que reduzem triglicérides e colesterol, e aumenta a fluidez do sangue reduzindo a pressão arterial
  • Consumir carne vermelha magra no máximo 02 a 03 vezes por semana
  • Consumir frango sem pele
  • Consumir feijão magro que é rico em fibras que contribui para reduzir o colesterol
  • Consumir menos alimentos industrializados que são ricos em sódio e que aumentam a pressão arterial. E usar menos sal ao preparar o alimento
  • Consumir gordura monoinsaturada (azeite de oliva, oleaginosas, abacate), que diminui LDL e aumenta o HDL (bom colesterol)
  • Consumir sementes de chia, de linhaça, etc. que são repletas de gordura boa, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras solúveis (reduz colesterol) e insolúveis (melhora o funcionamento intestinal)
  • Consumir leite e derivados magros
  • Evitar frituras, excesso de gordura saturada, gordura trans e alimentos refinados
  • Não ser sedentário
  • Emagrecer se estiver acima do peso
Por: Neuza Cavalcanti

trocas-que-ajudam-a-emagrecer

  • Trocar o leite integral pelo desnatado. A caloria reduz a metade
  • Trocar a fritura pelo assado ou cozido ou grelado. A fritura aumenta 03 vezes o valor calórico do alimento
  • Trocar os cereais refinados pelos integrais. As fibras presentes nos cereais integrais melhoram a função do intestino e dão mais saciedade, ajudando no emagrecimento
  • Trocar o queijo amarelo pelo branco. O queijo amarelo possui uma grande quantidade de gordura saturada
  • Trocar a batata frita pela assada. A fritura além de agregar muita caloria, o excesso de óleo causa inflamação no organismo
  • Trocar o macarrão com molho branco pelo macarrão com molho de tomate. O molho de tomate além de ter um valor bem reduzido de calorias, é repleto de antioxidante (licopeno)
  • Trocar a farinha de rosca pela aveia. A aveia por ter fibra, dá saciedade
  • Trocar o doce pela fruta desidratada ou a fruta in natura
  • Trocar os vegetais refogados por vegetais grelhados ou no vapor
  • Trocar o refrigerante pela água de coco
  • Trocar a manteiga pelo requeijão cremoso light
  • Trocar os temperos industrializados pelos naturais. O excesso de sódio além de causar inchaço, predispõe a pressão alta
  • Trocar o sedentarismo pela atividade física
Por: Neuza Cavalcanti

dicas-para-reduzir-gases

  • Não deitar logo após as refeições
  • Fracionar as refeições em 05 a 06 vezes ao dia e em pequenos volumes
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos
  • Evitar comidas gordurosas e frituras
  • Trocar os carboidratos refinados por carboidratos com fibras
  • A fibra tem que fazer parte de todas as refeições em quantidade moderada, pois em excesso causa distensão abdominal
  • Comer doces com moderação
  • Excesso de líquidos durante as refeições dilui o suco gástrico e dificulta a digestão
  • Não ser sedentário. A atividade física ajuda no funcionamento intestinal
  • O excesso de bebidas gaseificadas (refrigerante, água com gás, cerveja, etc.) aumenta a formação de gases
  • Leite e derivados quando existe uma intolerância a lactose. A solução é substituir por laticínios sem lactose
  • O excesso de glúten aumenta gases, porque é uma proteína de difícil digestão
  • O excesso de soja também causa gases
  • Beber pouca água ao dia aumenta gases
  • O estresse aumenta a acidez estomacal interferindo na digestão
Por: Neuza Cavalcanti
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!